quinta-feira, 25 de março de 2010

Aerogel : material incomum

 Atualmente conhecemos cerca de 112 elementos, todos descritos na tabela periódica. Os milhares de produtos e materiais fabricados no mundo partem de tais elementos, entre eles o Aerogel. Se alguém já comeu gelatina alguma vez vai entender melhor.
 As propriedades desse material são muito interessantes, veja:
  1.  Material sólido
  2. Extremamente leve
  3. Semi Transparente
  4. Exelente isolante térmico e elétrico
  5. Altamente resistente                            
A partir das características acima citadas, estudos comprovam que este é o mais leve material sólido existente, usado na cápsula  do ônibus espacial pela NASA para resistir à temperaturas extremas. Apresenta densidade tão baixa chegando a flutuar, sendo mais leve que uma pena. Em contrapartida tão resistente quanto o concreto, 2g de aerogel resiste uma massa de 2,5Kg.


De fato, isso é mais um passo dado na tecnologia e cada dia que passa novas idéias surgem. Aerogel, mais uma inovação que pode estar sendo utilizada na arte de construir.




  Abaixo um vídeo sobre esse incrível material:


domingo, 21 de março de 2010

Eventos

 Alguns eventos que vão acontecer neste ano de 2010 na engenharia civil:

 * 52º CBC (Congresso Brasileiro de Concreto) / Fortaleza - CE /  13 a 17 de Outubro

 * 30º CONBRASCORR - Congresso Brasileiro de Corrosão / Fortaleza - CE / 24 a 28 de Maio

 * Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas / 11 a 15 de Maio
     Mais informações: TEKTÓNICA - Feira Internacional de Lisboa

 * World of Concrete Latin America / Cidade do México / 8 a 10 de Junho
     Mais informações: WORLD OF CONCRETE LATIN AMERICA

 * XV Convenção de Engenharia e Arquitetura 2010 - Por um Futuro Sustentável / 29 de Novembro a 03 de Dezembro        
     Mais informações: EVENTOS EM CUBA

quinta-feira, 18 de março de 2010

Bambu: a madeira do séc. XXI

 O interesse pelo bambu está se expandindo pelo mundo, demonstrando o grande potencial e adaptação desta planta. A gramínea tem apresentado integração e inclusão social, além de possuir características renováveis. Com isso, o bambu vem despontando como matéria-prima para  promoção do desenvolvimento sustentável.
 Fonte alternativa, esta é uma palavra que está em evidência no mundo hoje. Essa fonte pode se referir à combustíveis, como é o caso da cana para produção do etanol, dos biocombustíveis, do hidrogênio e até mesmo da água! 
 O bambu é uma fonte alternativa que, no Brasil, ainda está ''engatinhando'', mas nos EUA, por exemplo, já caminha a passos largos. Talvez essa madeira venha resolver vários problemas na construção civil, como a falta de moradia, pois como foi dito anteriormente apresenta uma ótima inclusão social justificada pelo preço mais acessível. Outra qualidade desse produto são os aspectos renováveis, o que garante uma maior competitividade no mercado, ou seja, num mundo como vivemos agora a empresa que não se preocupar com as questões ambientais, talvez daqui uns dez anos ela estará fora dele.

terça-feira, 16 de março de 2010

O engenheiro civil e a construção

Apesar do título acima, engenheiro não se refere apenas ao civil. A área da construção civil, industrial, enfim, todas elas dependem de pessoas altamente habilidosas e qualificadas no ramo. O engenheiro elétrico, engenheiro mecânico, ambiental, engenheiro de produção, engenheiro químico e também o civil, todos têm parte na imensa indústria da construção que vem crescendo a todo vapor pelo mundo. O homem, em toda a sua história, nunca construiu tanto como agora. A tecnologia, as inovações e aprimoramentos de técnicas foi o que possibilitou esse salto na engenharia. Hoje o homem ''brinca'' de construir, ou seja, como se ferro, concreto e tijolo fossem as peças do lego que ele montava quando criança. São coisas que há alguns anos ninguém imaginava que poderia se tornar real, mas isso não era verdade.