quinta-feira, 18 de março de 2010

Bambu: a madeira do séc. XXI

 O interesse pelo bambu está se expandindo pelo mundo, demonstrando o grande potencial e adaptação desta planta. A gramínea tem apresentado integração e inclusão social, além de possuir características renováveis. Com isso, o bambu vem despontando como matéria-prima para  promoção do desenvolvimento sustentável.
 Fonte alternativa, esta é uma palavra que está em evidência no mundo hoje. Essa fonte pode se referir à combustíveis, como é o caso da cana para produção do etanol, dos biocombustíveis, do hidrogênio e até mesmo da água! 
 O bambu é uma fonte alternativa que, no Brasil, ainda está ''engatinhando'', mas nos EUA, por exemplo, já caminha a passos largos. Talvez essa madeira venha resolver vários problemas na construção civil, como a falta de moradia, pois como foi dito anteriormente apresenta uma ótima inclusão social justificada pelo preço mais acessível. Outra qualidade desse produto são os aspectos renováveis, o que garante uma maior competitividade no mercado, ou seja, num mundo como vivemos agora a empresa que não se preocupar com as questões ambientais, talvez daqui uns dez anos ela estará fora dele.

Um comentário:

  1. Sim, eu como engenheiro florestal tenho agora como tese do meu doutorado o uso de bambu na construção civil vendo que esse material não apresenta resistência tão elevada comparado com madeiras de leis, mas pelo seu tempo de plantio ao corte da pra se dizer que com a aplicação correta vale e muito apena a sua utilização.

    ResponderExcluir