quinta-feira, 18 de março de 2010

Bambu: a madeira do séc. XXI

 O interesse pelo bambu está se expandindo pelo mundo, demonstrando o grande potencial e adaptação desta planta. A gramínea tem apresentado integração e inclusão social, além de possuir características renováveis. Com isso, o bambu vem despontando como matéria-prima para  promoção do desenvolvimento sustentável.
 Fonte alternativa, esta é uma palavra que está em evidência no mundo hoje. Essa fonte pode se referir à combustíveis, como é o caso da cana para produção do etanol, dos biocombustíveis, do hidrogênio e até mesmo da água! 
 O bambu é uma fonte alternativa que, no Brasil, ainda está ''engatinhando'', mas nos EUA, por exemplo, já caminha a passos largos. Talvez essa madeira venha resolver vários problemas na construção civil, como a falta de moradia, pois como foi dito anteriormente apresenta uma ótima inclusão social justificada pelo preço mais acessível. Outra qualidade desse produto são os aspectos renováveis, o que garante uma maior competitividade no mercado, ou seja, num mundo como vivemos agora a empresa que não se preocupar com as questões ambientais, talvez daqui uns dez anos ela estará fora dele.

terça-feira, 16 de março de 2010

O engenheiro civil e a construção

Apesar do título acima, engenheiro não se refere apenas ao civil. A área da construção civil, industrial, enfim, todas elas dependem de pessoas altamente habilidosas e qualificadas no ramo. O engenheiro elétrico, engenheiro mecânico, ambiental, engenheiro de produção, engenheiro químico e também o civil, todos têm parte na imensa indústria da construção que vem crescendo a todo vapor pelo mundo. O homem, em toda a sua história, nunca construiu tanto como agora. A tecnologia, as inovações e aprimoramentos de técnicas foi o que possibilitou esse salto na engenharia. Hoje o homem ''brinca'' de construir, ou seja, como se ferro, concreto e tijolo fossem as peças do lego que ele montava quando criança. São coisas que há alguns anos ninguém imaginava que poderia se tornar real, mas isso não era verdade.